Pastorais e Movimentos


Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração nasceu numa Casa de estudos da Companhia de Jesus na França. Em 1849 o Papa Pio IX concedeu ao Apostolado da Oração as primeiras indulgências. Em 1883 o Apostolado da Oração contava no mundo com 35 000 centros com mais de 13 milhões de associados.Aqui no Brasil o Apostolado foi fundado no dia 30 de junho de 1867 em Recife (PE). 
Em João Câmara o Apostolado da Oração retomou suas atividades em 4 de agosto de 1997 com 73 associados. Hoje conta-se apenas com 50 pessoas atuantes, que fazem visitas periódicas a famílias carentes, a encarcerados e hospitais levando alimento para espírito e para o corpo. O Apostolado da Oração se reúne toda primeira sexta-feira do mês às 7h na Matriz e também nas terças feiras às 15h. O Grupo é coordenado atualmente por Adalva Lima Teixeira.

Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria 

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada em 8 de maio de 1849, no Rio de Janeiro por Bárbara Maix vinda a Áustria, com sede no Brasil. A mesma está presente em 8 países, com vida ativa no Brasil. Aos 34 anos um grupo de irmãs pertencentes à Província de Teresina – PI dá continuidade a uma missão evangelizadora em João Câmara, atuando em comunidades e assentamentos da Paróquia, com projetos que envolve jovens, crianças e mulheres. Atualmente conta-se com a presença de 4 religiosas: Ir. Helena Dalmolin, Ir. Maria de Fátima Santos e Ir. Terezinha Tessele Gales.

Grupo da Mãe Santíssima

Confiante e perseverante na sua fé, Francisca Batista de Miranda (Dona Nova), teve a iniciativa de formar um Grupo de Oração.No dia 7 de junho de 2008 às 19h reuniam-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens um pequeno grupo de mulheres que piedosamente rezaram e meditaram o Santo Terço. Atualmente o intitulado Grupo da Mãe Santíssima se reúne todos os sábados às 19h na Igreja Matriz. 

Grupo de Jovens Santo Estêvão

Preocupados com os jovens e sua participação na Igreja, uma vez crismados Pe. Edvan Araújo de Lucena, Administrador Paroquial junto com a coordenação da Catequese de Crisma, viu-se a necessidade de criar um Grupo de Jovens na sede Paroquial.
Visando a participação dos jovens houve o primeiro encontrão no dia 20 de outubro de 2007 com representantes da Pastoral da Juventude de Natal, pelo qual superou todas as expectativas com a participação de aproximadamente 200 jovens com a faixa etária entre 14 e 17 anos. 
O Grupo foi registrado como “Grupo de Jovens Santo Estevão” e tem como coordenador José Marcolino de Macêdo. 
Dentro das atividades realizadas foi formado um Ministério de Artes e um Ministério de Música que tem o mesmo nome do Grupo. O grupo de jovens também tem um endereço na internet: www.gjse.rg3.net. Eles se reúnem todos os sábados a partir das 8h00min no Centro de Pastoral João Urbano.

Grupo Terço dos Homens

No dia 21 de setembro de 2004, deu-se início na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens o “Grupo Terço dos Homens” que teve no início três integrantes que rezavam e meditavam o terço do Rosário nas terças-feiras às 19h.
O Grupo teve por fundador o atleta Fábio Adriano Florêncio e mais dois membros: Edicarlos Teixeira de Oliveira e Antônio Ventura. 
Atualmente o grupo é coordenado por José Aldo Monteiro e conta com a participação de mais de 100 homens participantes. 
O Grupo tem por missão evangelizar por meio da Palavra de Deus e da oração do Santo Terço.

Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação de católicos que com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, a Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião para servir na guerra espiritual, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo. 
Juntamente com um grupo de senhoras e o Pe. Michael Toner, da Arquidiocese de Dublim, fundou o primeiro “presidium” da Legião de Maria a 7 de setembro de 1921; a partir desta data até sua morte em 7 de novembro de 1980 Pe. Michael orientou a extensão mundial da legião com heróica dedicação. 
O Movimento Legionário existe em João Câmara a mais de quatro anos, mas só em 22 de fevereiro de 2005 foi registrada com 18 membros ativos, sendo 13 com promessas. O Conselho tem como presidente Francisca Francineide de Souza. 
Os legionários tem por missão evangelizar, os encontros legionários acontecem todas as quartas-feiras na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Bairro Gafuringa em João Câmara. 

Movimento Eucarístico Jovem

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), grande força de renovação é um dom do Espírito Santo, um carisma da Igreja em missão, no vigor de uma planta que nasce. 
O MEJ iniciou-se na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens com 10 crianças no dia 15 de junho de 2007. Atualmente conta com a participação de 27 crianças. 
Teresinha Ribeiro coordenadora do Grupo tem por principal objetivo fazer o grupo crescer cada vez mais, incentivando a participação das crianças e jovens a conhecerem a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e a vida eucarística.  
São três os pilares que sustentam o MEJ: “missão, Eucaristia e evangelização”. Os encontros do Grupo acontecem todos os domingos após a missa pela manhã. 
Após fazer a Primeira Eucaristia, qualquer criança pode participa do MEJ, e, após chegar a idade adulta, as mesmas poderão ser agentes de outras pastorais ou até mesmo continuarem auxiliando no MEJ, ou participar do Apostolado da Oração, que vive a mesma espiritualidade do Coração de Jesus.

Movimento Sacerdotal Mariano

O Movimento Sacerdotal Mariano (MSM) Foi fundado pelo Pe. Stefano Gobbi. Quando o mesmo se encontrava em Fátima (Portugal), na Capelinha das Aparições, põe-se a rezar por alguns Sacerdotes, que além de traírem a própria vocação, tentam formar associações rebeldes a autoridade da Igreja. Pe. Stefano pediu, interiormente, a Nossa Senhora um pequeno sinal de confirmação e Ela, antes do fim daquele mesmo mês, pontualmente lho deu em Nazaré, no Santuário da Anunciação. Origina-se então, o Movimento Sacerdotal Mariano.  
O MSM difundiu-se de maneira silenciosa e extraordinária. Em quase todas as nações da Europa, América, Ásia, África e Oceania, há responsáveis nacionais encarregados de recolher as adesões, organizar e acompanhar os cenáculos. Pelas cartas de inscrição recebidas, os que aderiram seriam agora, cerca de 400 Bispos, mais de 100 000 sacerdotes do clero diocesano e de todas as Ordens e Congregações religiosas. Para os leigos, não havendo uma inscrição propriamente dita, não se pode avaliar o número, nem mesmo aproximadamente, ainda que com certeza se trate de milhões.  
O MSM é uma pequena semente plantada por Nossa Senhora no jardim da Santa Igreja, para ajudar todos os seus filhos a viverem, na confiança e esperança filial, os momentos dolorosos da purificação.

Responsável pela difusão dos Cenáculos em João Câmara: Raimunda Isolda
Cenáculos: ao domingos às 15h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, nas terças às 19h na Casa de Oração Nossa Senhora das Graças.

Pastoral Catequética

A Pastoral Catequética realiza a catequese de crianças que se preparam para a 1ª Eucaristia anualmente. Atua na pré-catequese, na catequese de Eucaristia, catequese de perseverança e a Catequese de Crisma, preparando os jovens para receberem o Sacramento da Crisma.

Horários:
Encontro de Catequese de 1ª Eucaristia
Todos os Sábados às 14h00 no Colégio Objetivo

Encontro de Catequese de Crisma
Todos os Sábados às 14h00 e as 19h00 no Colégio Objetivo

Coordenadores
Catequese de Primeira Eucaristia: Fabiana Aniceto de Macedo
Catequese de Crisma: Andrelúcia Cordeiro e Gilmar Martins

Pastoral da Criança 

A Pastoral da Criança de João Câmara foi reiniciada em setembro de 1997, e tem como função evangelizar e trabalhar em ações básicas de cidadania. Com visitas mensalmente, a Pastoral da Criança acompanha gestantes e crianças de 0 a 6 anos de Idade, hoje conta-se com 220 crianças atendidas pela Pastoral. A equipe é formada por 35 pessoas tendo como coordenadora Maria José Dantas. As atividades frequentes da Pastoral são visitas às famílias, celebração da vida e reuniões de reflexão e ação. São oito as comunidades que recebem a assistência da Pastoral da Criança.

Pastoral da Pessoa Idosa 

A Pastoral da Pessoa idosa funciona na Paróquia de João Câmara desde o mês de setembro de 2007, sob a coordenação da assistente social Andrelúcia Cordeiro que conta com o apoio da equipe de coordenação Paroquial composta por: Lucineide Dantas, Neuma Maria, Teresinha Ribeiro e Josefa Carlos. A Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia dispõe de 25 líderes comunitários que tem como objetivo acompanhar idosos cadastrados pela Pastoral que totalizam 222 idosos organizados através das capelas da Paróquia e/ou comunidades.

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo prepara pais e padrinhos para a cerimônia do sacramento do Batismo das crianças. Quando necessário, prepara também adultos para a iniciação cristã.

Encontros de Batismo (Igreja Matriz)
Sábados:
09h00: Catequistas: Francisco Edson e Maria de Melo
19h00: Catequistas: Maria José Lopes e Dona Zizi

Dias de batizados (Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens)
Sábados às 10h00
Domingos às 07h00

Coordenadora: Sebastiana Maria Rocha de Souza

Pastoral do Dízimo

O que é a Pastoral do Dízimo? 

A Pastoral do Dízimo trabalha na conscientização dos fiéis da importância do dízimo para a vida da Igreja, no cadastramento de dizimistas, arrecadação do dízimo, pagamentos e demais serviços que envolvem a parte financeira da Igreja.

O que é o dízimo?

O Dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.

Quanto eu devo dar de dízimo? 

O Dízimo não tem valor estipulado, o cristão dá aquilo que pode ou deseja, desde que não se perca o verdadeiro sentido do dízimo que é a alegria em entregar o dízimo para manutenção das obras do Senhor.

O que faço para ser dizimista? 

Procurando o Plantão do Dízimo nos horários de missa ou a secretaria Paroquial de terça à sábado das 7h às 11h e das 14h às 17 e fazer seu cadastro.

Coordenador: Júnior Nonato

Renovação Carismática Católica

Renovação Carismática Católica é um movimento que vive os carismas através da efusão do Espírito Santo, promovendo a vivência dos dons do mesmo Espírito na vida pessoal e comunitária do cristão. 
Com o Grupo de Carismático SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, promove semanalmente um louvor carismático e reuniões com membros de variados serviços e ministérios.

Horários:
Segundas-feiras às 19h00: Reunião do Ministério de Intercessão na Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Terças-feiras às 19h00: Reunião do Grupo de Crescimento e Perseverança na Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Quartas-feiras às 19h30:  Louvor e Pregação (Aberto ao público) na Igreja Matriz
Sábados: Reunião do Ministério de Pregação às 19h00 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Coordenadora Geral: Francisca Maria (Francisquinha)
Coordenadora do Minstério de Música: Suerdi Cândido
Coordenadora do Ministério de Intercessão: Sebastiana Maria (Bastinha)
Coordenador do Ministério de Pregação: Antônio Januário