O Seminário de São Pedro celebra neste dia 22 de Fevereiro o seu padroeiro, representado liturgicamente sob o símbolo da cátedra, “cadeira”.
“Nesta data, os antigos romanos honravam seus falecidos em torno de uma cadeira vazia, reservada àquele que falecera. A partir do século IV, a festa passa a ter uma dimensão muito mais espiritual, lembrando Pedro, mestre e pastor da Igreja” (Liturgia Diária, fevereiro 2011).
Por decisão do reitor, Pe. Ajosenildo Nunes, em comunhão com o vice-reitor Pe. Iranildo Virgílio e todos os seminaristas, a festa do padroeiro do seminário arquidiocesano de Natal foi transferida para o dia de hoje devido ao fato do recesso da casa não permitir a celebração no próprio dia de São Pedro Apóstolo, 29 de Junho.
Toda uma programação foi desenvolvida com o intuito de celebrar solenemente esse grandioso dia:
05h45min – Alvorada festiva
06h15min – Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Vaticano e do Seminário de São Pedro
06h30min – Laudes Solene
07h - Café da Manhã
11h30min – Louvores em Honra a São Pedro e Benção do Santíssimo Sacramento (preside: Pe. Jaílton Soares, vigário paroquial – Paróquia da Catedral)
12h15min – Almoço comemorativo
18h – Jantar
19h – Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Exmo. Rvmo. Sr. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo (aberto a toda a comunidade, familiares e amigos).
O Seminário de São Pedro convida a todos para esse belíssimo momento de comemorações e louvores a Pedro, a “pedra” sobre a qual Cristo quis edificar a sua Igreja (Mt 16,18a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário