África: Jovens embaixadores da paz e da reconciliação no Continente

Os jovens da África Central mostram o próprio esforço para transformarem-se “mensageiros da paz e da reconciliação” no Continente. Trata-se de um desejo manifestado no encontro realizado pela Associação das Conferências Episcopais da África Central, nos últimos dias, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que teve como tema “Jovens, testemunhas da justiça, do perdão e da reconciliação”.

Participaram 15 jovens membros dos movimentos da Ação Católica de Ruanda, do Burundi e do Congo. O objetivo do evento foi definir um projeto de união dos jovens que possa ser expandido para toda a África.

Em janeiro passado, a sessão ordinária do Comitê Permanente havia decidido-se pela instituição das “Jornadas Regionais do Jovens”, a serem realizadas a cada dois anos, em alternância com a Jornada Mundial da Juventude, promovida pela Santa Sé. Essa iniciativa rendeu frutos, pois a Associação das Conferências Episcopais da África Central já recebeu pedidos de jovens dessa região, para que sejam aprofundadas as formações permanentes sobre os valores humanos e cristãos. Os jovens, inclusive, pediram aos bispos que intercedam junto aos governantes para que estes aumentem a oferta de emprego para a juventude, combatam a corrupção, o clientelismo e outros males que desestruturam as suas nações.

Nenhum comentário: