Celebrações e atos solidários marcam a vivência do Natal de Jesus

O clima do Natal inunda os lares, lojas e os sentimentos das pessoas. Todas elas são incitadas a vivenciar o Natal do Menino Jesus, de alguma maneira. As lojas oferecem os mais variados “presentes de Natal”, estimulando o consumismo. Nos lares, as famílias se organizam para a ceia do Natal. As cidades, praças e Igrejas são “enfeitadas” com ornamentação natalina, principalmente o presépio (foto). “Respira-se” Natal em tudo e em todas as pessoas.

Mas, qual será o melhor presente de Natal, no verdadeiro sentido cristão? Nem sempre é um bem material. Por esta razão, paróquias e agentes pastorais sempre dão um “jeito” de fazer algo diferente para quem nunca recebeu um presente de Natal

As formas de celebrar e vivenciar do Natal do Menino Jesus variam de pessoa para pessoa, de família para família, de instituição para instituição. A maioria, porém, visa proporcionar momentos de alegria, de encontro, de confraternização, troca de presentes, ceia natalina... Mas, celebrar o Natal de Jesus, o Salvador da humanidade, se resume a isto?

Para os moradores de rua, qual é a diferença do tempo do Natal para os outros dias do ano? Para muitos deles, o Natal é um dia como outro qualquer. Para eles, qual seria o melhor presente de Natal?

Muitas pessoas encontram formas diferentes, alternativas, de celebrar o Natal. Em vez de uma noite se banqueteando, estas pessoas levam conforto e alimentos a moradores de rua.

Nenhum comentário: