Interditada há meses, Catedral de Caicó precisa de recursos para obras

A Catedral de Santana de Caicó está interditada desde julho, quando foi detectado um problema na estrutura do teto, como infiltrações, que poderiam apresentar risco aos fiéis. O prédio está passando por uma grande reforma, paralisando todas as atividades promovidas no local, que é um dos principais templos da Igreja Católica do estado, tendo sido fundada em 1748 por Manoel Fernandes Jorge. A Diocese da cidade vem mobilizando uma campanha para arrecadar recursos para o término da reforma.

A igreja tem estilo colonial e já foi remodelada por aproximadamente dez vezes, segundo informou o Monsehor Antenor Salvino de Araújo, ex-pároco da Catedral entre 1960 e 2006. Apesar das interferências anteriares, sendo a última ocorrida em 1917, esta é a primeira vez que o local passa por uma grande reforma, também é a primeira interdição por um período tão longo. Para reabilitá-la, a Paróquia de Santana precisou abrir uma campanha de arrecadação de fundos, com a participação de toda a sociedade caicoense. Com o título "Catedral de Santana - Nossa Fé em Segurança", a campanha de arrecadação ainda está aberta e espera ajudas para a continuação das obras que estão orçadas em R$ 400 mil. A previsão de conclusão da reforma é em março de 2011, por ocasião dos festejos da Páscoa.

De acordo com o monsenhor da catedral, Edson Medeiros de Araújo, o problema foi identificado em julho de 2010, por um marceneiro chamado pela Diocese para averiguar as condições do telhado. "O profissional ficou impressionado quando constatou que todo o teto estava com cupim, comprometendo toda a sua estrutura.", disse o religioso.

Em seguida foram solicitadas vistorias do Corpo de Bombeiro e do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (Crea), os laudos constataram que o prédio precisava ser interditado. Também foi verificado que as paredes estavam com diversas rachaduras e vazamentos. O prédio está totalmente descoberto e algumas paredes foram cimentadas e reforçadas, mas ainda é preciso fazer diversos reparos e repor quase todo o telhado. "Até o momento cerca de 25% da reforma está feita. Toda a obra só está sendo possível graças a doações de fiéis de todo o estado. Não contamos com a ajuda governamental". A programação religiosa da Catedral foi transferida para o Santuário do Rosário, em Caicó, inclusive a Festa de Santana, deste ano ocorreu na praça da catedral e não na igreja, onde era promovida há 280 anos.

Nenhum comentário: