Arcebispo aconselha o silêncio espiritual neste tempo de Advento

O Presidente do Conselho Pontificio para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, aconselhou a busca pelo silêncio espiritual diante do turbilhão de informações que chega especialmente neste tempo de Advento. O conselho foi dado em uma mensagem enviada neste domingo, 12, especialmente aos comunicadores da América Latina, em ocasião da festividade da Beata Maria Virgem de Guadalupe.

O encontro com o Senhor, explica Dom Celli, há muitas faces. Desde o encontro pessoal, na solidão e no silêncio, ou de modo privilegiado na Celebração Liturgica e na vida famíliar, tudo é sempre comunicação.

O arcebispo convidou todos a viver um tempo e dar espaço ao silêncio durante esses dias de Advento, para escutar a voz de Jesus que fala ao coração. “Coloquemos uma barreira às inundações para conter esses ruídos que tantas vezes nos arrastam sem freios”, aconselha o Dom Celli enfatizando que no silêncio se escuta a voz de Deus, para assim portar da verdadeira Palavra.

“Talvez seja um conselho difícil de seguir neste momento de bombardeio de informação, de exigência pastoral, de conflitos nas famílias, nos nossos meios de comunicação e nas paróquias. Mas não devemos preparar, também, se possível, aquilo que comunicaremos nos rádios, jornais, programas televisivos e web sites?”, questiona Dom Celli.

Ele explica que não se pode oferecer nada de substancial, se a vida pessoal continua cheia de palavras repetidas, com pouco fundamento e pouco conteúdo. “Dediquemos tempo ao Senhor que aguardamos neste Advento”, enfatiza o arcebispo.

O presidente do Conselho Pontificio para as Comunicações Sociais salientou ainda que a missão continental que se esta desenvolvendo na América Latina enconraja muitas pessoas a tomar nova consciência do que significa ser discípulo de Jesus. “As Igrejas locais promovem tais missões com entusiasmo, recordando que ser discípulo significa ter vivido um autêntico encontro com Jesus”, destacou.

Dom Celli concluiu sua mensagem invocando a intercessão da Beata Maria Virgem de Guadalupe, Padroeira da comunicação da América Latina, para que Deus dê o dom do silêncio interior. “Para que Ele torne rentável nossas palavras, testemunhos, imagens e notas musicais que levam a Boa Nova”, pediu.

Nenhum comentário: