Jovens disciplinados e comprometidos têm menos risco de usar drogas

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mais de dois mil jovens, entre 15 e 16 anos, de escolas particulares da capital paulista apontou dados preocupantes.

Cerca de 50,2% deles já consumiu álcool, 14,1 % já fumou cigarro e 11,6% já usou drogas como maconha, cocaína e crack.

Daniel tem 18 anos e optou por uma vida saudável e de muito estudo. Nos próximos, dias ele se apresenta à escola de oficiais do exército.

O jovem Daniel faz parte do aspecto positivo levantado pela pesquisa da UNIFESP. O estudo diz que determinadas características, como autoestima, determinação e disciplina, diminuem a probabilidade de os jovens se envolverem com drogas.

A preocupação com os dados da pesquisa não é à toa. Prova disso é o jovem Rafael. Ele é usuário de drogas desde os 12 anos e, há cinco meses, está internado nesta casa de recuperação. O que o levou as drogas foi a ausência das características positivas apontadas pelo estudo.

Rafael quer se curar, arrumar um emprego, fazer faculdade e constituir uma família. A esperança dele não é sem motivos, pois sempre há chances de recomeçar e seguir o caminho correto.

Nenhum comentário: