Mons. Penha morre aos 84 anos

Mons. João Penha Filho, do clero da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro, na casa onde residia, no bairro do Alecrim. A partir das 14 horas, o corpo será velado na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, no Alecrim. Amanhã, às 8h30, haverá missa de corpo presente, seguida do sepultamento, no Cemitério do Alecrim.

Mons. Penha nasceu em 23 de junho de 1926, em Touros (RN). Estudou no Seminário de São Pedro, em Natal, e no da Prainha, em Fortaleza (CE).
Foi ordenado sacerdote, por Dom Marcolino Dantas, na Catedral de Natal, em 15 de novembro de 1953. Nos primeiros anos de sacerdócio, atuou como vigário cooperador em várias comunidades: Santa Cruz; São José de Campestre; Currais Novos e Caicó, ambas na Diocese de Caicó; Macau, Pendências e Ipanguaçu. Entre 1963 e 1964, fez um curso, em Roma. Em 1964, retornou para Macau, onde permaneceu à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição até 1975.

Em 1975, o então Arcebispo de Natal, Dom Nivaldo Monte, nomeou Mons. Penha para Capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Em 1979, passa a assumir, também, a função de vigário cooperador da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Calendária. Em 1982, foi nomeado o primeiro pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol. Em 1996, foi nomeado pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. Ele também foi Vigário Episcopal para a Juventude, da Arquidiocese de Natal. Nos últimos anos, até 2010, foi capelão do Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim.

Mons. Penha era um entusiasta do Movimento Escoteiro. Foi presidente da Regional dos Escoteiros no RN por mais de 30 anos. Nesse período, fundou vários grupos de escoteiros no Estado.

Nenhum comentário: