Palavra do Arcebispo. Festa da Epifania do Senhor

Caríssimos irmãos e irmãs,

O Tempo do Natal traz consigo a alegria do nascimento do Menino Jesus que veio ao mundo para apresentar a bondade de Deus que olhou para a humanidade com a ternura de um coração compadecido e ofereceu a redenção e a salvação para todos.

Este menino, na noite do Natal, foi apresentado ao povo judeu pelo anúncio do anjo aos pastores de Belém. Eles, os pastores, deixaram o campo e foram até à gruta onde o menino nascera e atestaram que tudo que lhes tinha sido dito era verdade e, por isso, louvaram e glorificaram a Deus por tão grande amor.

Porém, se Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade, a sua revelação não podia ficar restrita ao povo judeu. Era preciso apresentá-lo também às nações consideradas pagãs. É esta festa que celebramos neste Domingo, chamado liturgicamente Domingo da Epifania do Senhor.

Tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro e popularmente conhecida como Festa dos Reis Magos, foi transferida para o domingo mais próximo deste dia para favorecer uma maior participação dos fiéis na celebração solene da Missa da Epifania.

Estando no Oriente, os Magos viram no céu uma estrela que se diferenciava das outras pela intensidade de seu brilho e, tendo consultado os seus escritos, descobriram que ela indicava o local onde deveria nascer o Rei dos judeus, conforme nos relata o Evangelho escrito por São Mateus, no Capítulo dois.

Partiram de suas terras, atravessaram vales e montanhas, até que chegaram a Jerusalém. Esperavam encontrar o menino em um palácio, em meio aos poderosos. Mas, para surpresa deles, não era lá que estava o procurado.

Ao serem informados que deviam se encaminhar a Belém, uma das menores cidades da terra de Judá, continuaram sua caminhada. Ao contemplarem a abóbada celeste, ali estava novamente a estrela a guiá-los e, indo adiante deles, conduziu-os ao lugar onde estava o menino.

A alegria invadiu-lhes o coração: não haviam perdido a viagem; encontraram o esperado das nações, o que viria para trazer a paz e a justiça ao mundo. Adoraram-no, ofereceram-lhe presentes, voltaram para casa com o maior dos presentes: Deus no meio de nós.

Nós também somos chamados a deixar Deus se revelar para nós. Que a Epifania do Senhor invada a nossa vida e nos leve ao encontro do seu Amor e que esse amor contagie de alegria os que nos cercam.

Deus nos abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário: