A fuga para o Egito

No último Cantinho da Criança, nós descobrimos que Herodes pediu aos reis magos que descobrissem onde Jesus morava para que ele pudesse matá-lo. Herodes era um muito mau e tinha medo que Jesus tomasse seu lugar como rei do povo judeu. Mas, os reis magos, sacerdotes de um país distante, eram pessoas boas e sábias e Deus fez com que eles entendessem que não deveriam mais voltar a falar com Herodes.

Herodes esperou durante muitos dias a volta deles com a informação de que precisava. Irritado, ele se deu conta de que os magos não voltariam mais a seu palácio para contar-lhe sobre quem era ou onde vivia Jesus. Então, ele, tomado pelo medo e pelo ódio, tomou uma decisão terrível! Ele mandou matar todas as crianças do reino com até de dois anos de idade! Foi um acontecimento muito triste...

Mas em um sonho, o anjo Gabriel avisou José sobre a intenção do rei de matar Jesus e mandou que eles fugissem rapidamente para o Egito. Nessa mesma noite, José, Maria e o pequeno Jesus tiveram que se preparar rapidamente para fugir. Eles viveram no Egito por bastante tempo, sem que ninguém soubesse quem eles eram, até o dia em que o rei Herodes morreu e o perigo acabou.

Assim, a família voltou para a terra de Israel e foi morar na cidade de Nazaré, que era bem longe de Jerusalém e do filho de Herodes que havia se tornado o novo rei. Assim, Jesus foi crescendo em segurança e se tornando, a cada dia, mais saudável e sábio. Aquela família era muito simples, mas não existia felicidade maior do que a ter entre eles o menino Jesus, pois ele trazia toda a graça, paz e felicidade que vem de Deus.

Os textos desta coluna são baseados na “Bíblia para Crianças”, lançada em 2006 pela Editora Canção Nova, com 480 páginas ilustradas.

Nenhum comentário: