Papa se encontra com diplomatas e pede fim da intolerância religiosa

O papa Bento XVI recebeu ontem, 10, na Sala Régia do Palácio Apostólico Vaticano, os integrantes do Corpo Diplomático creditado junto à Santa Sé. Na ocasião o papa disse que a religião não constitui um problema para a sociedade atual e nem deseja intervir em “âmbito alheio a sua missão”. “A Igreja não é um fator de perturbação ou de conflito. Quero repetir que a Igreja não procura privilégios, nem deseja intervir em âmbitos alheios à sua missão, mas simplesmente exercer a mesma com liberdade", explicou.

Bento XVI reuniu-se com os embaixadores para desejar bons votos de início de ano. Ele também aproveitou a ocasião para fazer uma espécie de "viagem panorâmica" sobre diversos países do mundo, ressaltando a situação do direito à liberdade religiosa e da vivência da fé nesses lugares.

A verdade, o bem, a felicidade, a vida em plenitude que cada homem busca, consciente ou inconscientemente, são-lhe concedidos por Deus. “A dimensão religiosa é uma característica inegável e irrefreável do ser e do agir do homem, a medida da realização do seu destino e da construção da comunidade a que pertence”, disse.

Ao fazer alusão ao tema da Mensagem para o Dia Mundial da Paz papa Bento XVI salientou que a paz é construída e conservada apenas se o homem pode livremente procurar e servir a Deus.

Ele também explicou que o peso particular de uma determinada religião numa nação “não deveria jamais implicar que os cidadãos pertencentes a outra confissão fossem discriminados na vida social, e tampouco a violência contra eles pode ser tolerada. E importante que o diálogo inter-religioso favoreça um compromisso comum por reconhecer e promover a liberdade religiosa de cada pessoa e de cada comunidade", acrescentou.

Nenhum comentário: